quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sistema Aquário

Um Sistema Aquário como qualquer outro sistema encontra-se dividido em subsistemas, neste caso: atmosfera, hidrosfera, biosfera e geosfera.

Estes subsistemas interagem entre si, como por exemplo:

  • Atmosfera e Hidrosfera - Ocorrem entre si trocas gasosas (oxigénio e dióxido de carbono), fornecendo a atmosfera o oxigénio necessário à sobrevivência dos seres vivos, e a hidrosfera libertando o dióxido de carbono, produzido pelos mesmos.

  • Hidrosfera e Biosfera - É na hidrosfera que os seres vivos encontram o oxigénio indispensável a sua vida.

  • Geosfera e Hidrosfera - A água (hidrosfera) está em constante contacto com a geosfera, permitindo a libertação de alguns minerais para a água.

  • Geosfera e Biosfera - Existem no aquário algumas plantas (valisnérias) que necessitam dos componentes da geosfera para viver.

  • Biosfera e Biosfera - Dentro do mesmo subsistema, neste caso, existe uma relação de predação entre os caracóis e os girinos que se alimentam de micro algas, que vão aparecendo nas paredes do aquário.


Existem três tipos de sistemas: aberto, fechado e isolado. O Sistema Aquário é considerado um sistema aberto pois ocorrem trocas de energia (quando a luz solar incide nele e ajuda a regular a temperatura) e de matéria (mudança da água).

Curiosidades: Para renovar a água do aquário não se deve retirar a totalidade da água lá existente mas sim um terço (sem se retirar os peixes lá de dentro), e voltar a preencher esse espaço com água, de  preferência sem ter sido tirada diretamente da torneira, pois os químicos existentes prejudicam a sobrevivência dos peixes. Uma solução pode ser tirar a água da torneira um dia antes para o cloro ter tempo de evaporar e só depois coloca-la no aquário.